CURIOSIDADES
Imprimir   Favoritos
Princípios básicos para a longevidade

 
  1. Mover naturalmente. Não nessariamente estar matriculado em algo - precisa mover o corpo e gastar energia.
  2. Objetivo. Os japoneses são um dos povos da chamada blue zones e chamam Ikigai  o mantra da longevidade que se traduz em "por que eu acordo de manhã". Conhecer seu senso de propósito vale até 7 anos de expectativa de vida extra.
  3. Perspectiva correta.  Ter hábitos de vida saudável  principalmente em relação ao gerenciamento do stress e do sono - viver sem pressa e sem se preocupar e dormir adequadamente para evitar a inflamação crônica associados as principais doenças relacionadas a idade.
  4. Regra de 80%. Hara hachi bu - o mantra confucionista de 2500 anos de Okinawa disse antes das refeições que os lembra de parar de comer quando o estômago está 80% cheio. A diferença de 20% entre não sentir fome e sentir-se cheio pode ser a diferença entre perder peso ou ganhá-lo. As pessoas nas zonas azuis comem a menor refeição no final da tarde ou no início da noite e depois não comem mais o resto do dia.
  5. Comer com sabedoria.
  6. Vinho. As pessoas em todas as zonas azuis (exceto adventistas) bebem álcool moderada e regularmente. Bebedores moderados sobrevivem a não bebedores. O truque é beber 1 a 2 copos por dia (de preferência vinho tinto), com amigos e / ou com comida. E não, você não pode economizar a semana toda e tomar 14 drinques no sábado.
  7. Pertencecimento. Todos, exceto 5 dos 263 centenários entrevistados, pertenciam a alguma comunidade religiosa. Denominação não parece importar. Pesquisas mostram que assistir a serviços religiosos 4 vezes por mês adicionará de 4 a 14 anos de expectativa de vida.
  8. Os entes queridos primeiro. Centenários bem-sucedidos nas zonas azuis colocam suas famílias em primeiro lugar. Isso significa manter os pais e os avós idosos por perto ou em casa (também reduz as taxas de doenças e mortalidade de crianças em casa). Eles se comprometem com um parceiro de vida (que pode adicionar até 3 anos de expectativa de vida) e investem em seus filhos com tempo e amor. (É mais provável que eles cuidem de pais idosos quando chegar a hora.)
  9. Tribo certa - ter muitos amigos e boas relações familiares e ajudar ao próximo.  As pessoas que viveram mais tempo no mundo escolheram - ou nasceram em - círculos sociais que apoiavam comportamentos saudáveis. Crie grupos de amigos e se comprometa com eles por toda a vida. Pesquisas dos estudos de Framingham  mostram que tabagismo, obesidade, felicidade e até solidão são contagiosas. Portanto, as redes sociais de pessoas longevas moldaram e moldam favoravelmente seus comportamentos de saúde.


Referência:

Voltar a lista de curiosidades

Bete Russo® - Nutricionista - CRN 3 6004.
Av. Angélica, 1814 - Conj. 603
Higienópolis - CEP: 01228-200
Tels: (11) 9 9106.4286

AGENDE UMA CONSULTA