Recém chegada de Santiago no Chile gostaria de compartilhar algumas curiosidades que observei e vivenciei neste país durante 1 semana e aproveitar para destilar um pouco sobre os hábitos e costumes gastronômicos, diferentes sabores e aromas de nosso próximo adversário.
A economia chilena depende principalmente da extração e exportação de recursos naturais como o cobre (maior produtor e exportador de cobre do mundo), das frutas (muitas
berries -frutas vermelhas – morango (
frutilla), mirtilo (arándano), framboesa, amora, pêra, abacaxi (
pinã), uva, maça (manzana), pêssego (
melocotom), kiwi (
quiuí) , goiaba(
guayaba), manga (
mango), acerola, banana e abacate (
palta)); do turismo (país de contraste com montanhas, mar, deserto, lagos, rios, ilhas, oferece uma variedade de atividades turísticas e esportes de aventura durante todo o ano) e setor de manufaturas (muitas feirinhas de artesanato como a feira de Santa Lucia e Los Domenicos).
A frutivultura é o carro chefe das exportações – liderando nos países do hemisfério sul ( a uva, maça e pêssego) e no ranking mundial (a uva, pêra e kiwi). A uva, portanto é o principal produto de exportação seguida da maça, kiwi, pêra e frutas com caroço como pêssego, damasco, cereja e nectarina.
O Chile tem uma tradição vitivinícola que remonta è época colonial sendo o único país livre do filoxera - a praga mais devastadora da viticultura que altera profundamente a distribuição geográfica da produção vinícola. Por isso talvez possamos concluir sobre a qualidade dos vinhos chilenos e o sabor diferenciados das frutas, principalmente de frutas vermelhas (o suco de morango é algo sensacional).
Tratando-se de bebidas, o chileno adora o vinho - com reputação internacional devido ao sei distinto sabor. Para degustá-lo nada melhor que percorrer a rota dos vinhos ( ruta del vino) nos vales vitivícolas Os mais importantes são: Vinã Concha Y Toro, Undurraga, Valle de Colchagua, Cachapoal, Casablanca, del Maipo San Antonio - Leyda, Vinã Undurraga, Santa Carolina, Santa Rita, Ventisquero onde poderá fazer uma refeição harmonizada deleitada por um dos mais deliciosos prazeres da vida: beber um bom vinho.
Além do vinho, a bebida tradicional é o Pisco, ou "
Pisco Sour", um licor preparado com suco de limão, açúcar ou com abacaxi e coco – a famosa pinacolada – você pode incluir clara de ovo para ficar mais espumoso ou bater apenas com gelo no liquidificador. É marrravilhoso. Para adquiri-los você encontra nos mercados ( Líder ou Jumbo - os maiores) mas também nos barrios e trazer na bagagem para tomar com a família e os amigos assistindo o jogo.
Outra bebida muito consumida são as
cervezas, provei Kunstmann (Valdivia) e Austral (é a melhor) assistindo a Vitória do Chile contra a Espanha no Fridays do Parque Arauco ( um dos melhores shoppings aberto com muitos restaurantes deliciosos).
A presença do mar na costa do pacífico é vital para a economia. Atualmente são cultivados e exportados peixes, crustáceos, molusco e algas e por sinal os mais procurados pelos turistas no Mercado Central ( parecido com o de São Paulo), muitos restaurantes serve o mix de frutos do mar (ceviche, camarones equatorinaos, calamares (lulas), mejilones, ostiones (vieiras com maionese), tres locos, pulpo y centollha(caranquejo), nugett de pescado y jaiba (siri)) - simplesmente maravilhoso.

Outro lugar para quem for para lá é visitar o bairro da Bella Vista – Calle Constitucion com um monte de bistrôs românticos e restaurantes típicos e deliciosos com Como Água para Chocolate, Azul Profundo. Para comer não deixe de conhecer também os restaurantes da Comuna (= bairro) da Providência. Jantei no Puerto Marisco - Calle Isidora Goyenechea onde também serve especialidades marítimas, carnes a La Parrilla), pastas etc e o Giratório - reservar com antecedência muito procurado pois o restaurante gira 360º enquanto faz a refeição com vista panorâmica de Santiago. Uma dica risoto com frutos do mar.
Valor médio da refeição US 70 - 80 / pessoa
No supermercado, além das azeitonas importadas da Espanha, chocolate e pisco, o que mais me chamou foram ás águas libres de sódio. Todas sem exceção - livres de sódio.
No Brasil a MINALBA é a que tem menor teor de sódio e a CRYSTAL é a que possui maior teor de sódio. Fiquem atentos aos rótulos!
E agora um breve registro das refeições
Na 1ª refeição do dia, o café da manhã - muito croissant doce, pasta de palta (abacate), ovo mexido, pão marraqueta (parecido com o nosso francês) e muitas frutas.
Como não há self service todos os restaurantes a La Carte oferecem de entrada o pebre ( tipo um vinagrete baiano pois leva coentro em seu tempero) com pan (pão). Os pratos são diversos e a maioria com frutos do mar – paella, corvina, centolla de mi país (caranquejo gigante), consome marino, pincho (espeto) de camarões mistos, salmon com ervas finas, merluza a la diabla, etc.
Sugestão para aperitivo (botana) para beliscar antes ou na hora do jogo:
CHILE X BRASIL
- Empanadas - Parece uma esfiha porém quadrada e grande. Pode ser frita ou assada recheada com carne (pino), ovo duro, azeitonas, passas e cebola ou com queijos e mariscos
- Sorpresa de Atún - atum fresco, papaya e soja, mel e gengibre com pão crocante
- Espetinho de camarão crocante no trigo com molho de amendoim e guacamole
- Guacamole com tortilla