Culinária Alemanha
Nesta nossa próxima classificação para a tão esperada semi final, teremos Brasil x Alemanha! Além de abordar um pouco sobre a culinária desse nosso grande adversário, sugiro como aperitivo chips de mandicoca. Confira a receita nas informaçoes nutricionais!. Convide os amigos e aprecie o sabor de diferentes temperos para diferentes paladares.
Guten Appetit!
Em todos as regiões da Alemanha há uma grande há uma grande variedade de comidas.
Os cafés e tabernas alemães servem sopas, sanduíches, saladas e bolos. Uma Gasthaus ou Gasthof costuma oferecer os pratos típicos da região. Os bares são os preferidos pelos alemães que querem comer uma comida caseira acompanhada com cerveja ou vinho. O café da manhã se compõe de pão com presunto, mel, rodelas de carne cozida, queijo e um ovo cozido. É comum que nos domingos à tarde se tome um Kaffee und Kuchen (café com bolos).
Os alemães são orgulhosos de seus queijos e as salsichas e presuntos da Alemanha alcançaram fama internacional, em particular a Frankfurter e o presunto da Vestefália, mas existem dezenas de variedades regionais igualmente saborosas embora não sejam tão conhecidas. O melhor lugar para encontrar todo tipo de salsichas e queijos é nas feiras livres de cada cidade.
Schweinehax'n é o pé de porco e geralmente é servido com Blaukraut (repolho roxo) e Knödel (bolinho), todas comidas muito típicas nas cervejarias alemãs.
Os pratos do dia-a-dia de um alemão são geralmente compostos de carne suína e bovina, batatas, cozidos, sopas e legumes. Na Alemanha, é comum ir direto à refeição principal, já que as saladas aparecem na forma de acompanhamentos ou em ocasiões especiais.
Pensar na gastronomia alemã é logo imaginar salsichas, defumados, cervejas e chucrute (repolho temperado e com um gostinho meio azedo), mas sobremesas são um capítulo à parte na cozinha germânica. Um grande repertório é preparado com base em massas folhadas.
As sobremesas ainda passeiam pelos cremes, frutas da estação, gelatinas ou sorvetes.
Uma curiosidade: a presença das frutas ao natural ou em forma de compotas tem origem na tradição do povo alemão em ter pequenos pomares em suas casas. Desta tradição, surgiram tortas mundialmente famosas como Floresta Negra e Torta de Cerejas.
Na Alemanha também surgiram delícias doces como a Rote Grütze, compota de frutas vermelhas, a autêntica Rotweingelee, gelatina de vinho tinto, a deliciosa
Apfelstrudel, torta de maça e sorvete.
Saindo das sobremesas e indo para outro símbolo alemão, os pães, percebe-se que a variedade é grande. Há o pão escuro, o "dampfnuleln", os pães com especia rias, os pães à base de castanhas e nozes.
Dificilmente se encontrará um cachorro-quente com o aspecto mundialmente difundido por lá. Na Alemanha, você será servido com uma salsicha (“wurst”) e um pão redondo ao lado, para que vá saboreando, cada um, como desejar.
Os alemães também gostam muito de carne de porco. Entre as aves, a carne do pato é muito apreciada.
Criada há mais de 9.000 anos pelos egípcios, a cerveja, grande estrela da típica gastronomia germânica, não serve só para acompanhar os pratos. Ela é utilizada como ingrediente de receitas. As cervejas escuras, mais consistentes e de sabor mais adocicado, misturam-se, por exemplo, a ensopados e carnes defumadas.
Existem mais de 1.200 fabricantes de cerveja espalhados pelo país. Há variados sabores da bebida para qualquer tipo de consumidor, que pode escolher entre mais de 5.000 marcas diferentes. A Oktoberfest, festa máxima de celebração à bebida nacional, acontece em Munique, capital da Baviera, atraindo milhares de turistas todos os anos.
Referência:
Voltar a lista de curiosidades